MERCADO

Alesc instala Frente Parlamentar em Defesa do Varejo dos Materiais de Construção

Atualizado em 23 junho, 2020

O segmento de materiais de construção passa a ter ainda mais voz e representatividade com a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Varejo dos Materiais de Construção na Assembleia Legislativa em Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira (8).

Coordenada pelo deputado Fernando Krelling, a Frente conta com as participações dos parlamentares Coronel Mocellin, Dr. Vicente Caropreso, Jerry Comper, Milton Hobus , Ricardo Alba e Volnei Weber, além da Anamaco, Fecomac, Acomac e Fecomércio SC. Carga tributária, acesso ao crédito, concorrência desleal, entre outras pautas para fortalecer o segmento, estarão na agenda da nova frente.

“Uma das funções do nosso sistema é a fazer a interlocução entre o empresário e o poder público, entre o empresário e a indústria. É exatamente o que assistimos aqui hoje. Com a Frente, as demandas e necessidades do setor são ouvidas pelos deputados”, afirma o presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Marcos Atchabahian. Segundo ele, a parceria entre iniciativa privada e órgãos públicos ajudará a estabelecer regras para um bom convívio entre indústria e varejo, beneficiando também o consumidor final.

Selo da Indústria Parceira

Após a sessão ordinária, as lideranças das entidades lançaram o Selo da Indústria Parceira, na Fecomércio SC. O  objetivo dessa iniciativa pioneira é  aproximar os setores secundário e terciário, por meio do reconhecimento e valorização das indústrias, atacados e distribuidores que são parceiras do setor varejista de material de construção. O projeto terá um site com a relação de todas as empresas que estão certificadas no Estado.

“Este selo vem resgatar um pouco das boas práticas comerciais do segmento, que se perderam ao longo dos anos. Queremos fazer com que a indústria perceba que as lojas ainda são os canais de distribuição mais importante para escoar seus produtos, evitando a venda direta para o consumidor final”, afirmou o presidente da Federação das Associações de Materiais de Construção de Santa Catarina (Fecomac SC), Antenor Novakoski.

Santa Catarina conta com 8,5 mil lojas do varejo de materiais de construção em atividade, que geram cerca de 100 mil empregos. Por meio da Câmara Empresarial de Material de Construção, a Fecomércio SC atua ao lado de empresas e entidades representativas do setor para criar um ambiente de negócios mais competitivo, eficiente e sólido.

Leia também

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa

PESQUISA 19 março, 2024

Pesquisa de Verão 2023/24 revela crescimento do turismo em Santa Catarina