MERCADO

SC é o único estado do país com saldo positivo na abertura de lojas em 2017

Atualizado em 26 dezembro, 2018

Quando economistas e o próprio mercado afirmaram, ainda em 2016, que Santa Catarina seria o último a entrar e o primeiro a sair da recessão, o discurso poderia parecer otimista demais. Os números, porém, confirmam a tese: o estado foi o único do país a registrar resultado positivo na abertura de estabelecimentos em 2017, conforme aponta levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O saldo entre aberturas e fechamentos foi de 207 lojas em Santa Catarina, quebrando o ciclo negativo de 2016 (-5.4 mil lojas) e 2015 (5,5 mil). Na outra ponta está o Rio de Janeiro, que representa 9% das vendas do varejo nacional, com fechamento de 6.814 estabelecimentos. O estado de São Paulo, que concentra a maior fatia (29%) do faturamento nacional, perdeu 4.653 lojas.

“O crescimento nas vendas no varejo catarinense trouxe mais confiança para os empresários, estimulando a abertura líquida de lojas. O comércio ganhou tração no ano passado com a queda na inflação e o recuo nos juros, e os serviços já começaram a recuperar o fôlego. A engrenagem econômica do estado pesa o nosso favor: a diversificação econômica permite mobilidade de emprego, estabilidade na renda e poder de compra bem distribuído entre as regiões”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Santa Catarina fechou o ano na liderança em outros dois indicadores: emprego e  vendas. O volume de vendas do varejo ampliado – que inclui atividades de material de construção e veículos- teve alta de 14,3%, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE.  O estado também tem melhores condições de empregabilidade, conforme aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho. Abriu 26.780 postos de trabalho em 2017, à frente de Goiás (16.236) e Minas Gerais (15.438).  Em 2016, o saldo acumulado havia sido negativo em 33 mil.

Somando todos os estados foram cerca de 19 mil portas fechadas no Brasil em 2017. O tímido avanço das vendas no país (4%) não foi suficiente para reverter o cenário – 226,5 mil lojas foram eliminadas durante os anos de crise. Ainda assim, o saldo negativo foi 82% menor do que em 2016 (105,3 mil). As expectativas são mais favoráveis para este ano: a CNC projeta abertura líquida de 20,7 mil novos estabelecimentos comerciais em 2018.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar